quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CAFÉ X SAUDE


- O café da espécie Arábica tem três vezes menos cafeína que o Robusta.

- O café feito pela máquina de espresso possui menos cafeína do que o café coado. Isto porque a cafeína e hidrossolúvel, logo quanto mais tempo em contato com a água, mais cafeína terá a bebida. No espresso o tempo de contato com a água é bem menor.

- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, o mal de Alzheimer, a depressão, o diabetes, as doenças cardíacas, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho profissional e escolar.

- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.

- O café possui polifenóis, que têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres, melhorando o desempenho na prática de esportes e retardando o envelhecimento das células.

- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.

- O café melhora a taxa de oxigenação do sangue.

- A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

- Pesquisadores da California revelaram que a bebida também protege contra a cirrose (degeneração do fígado) provocada pelo alcoolismo. Eles analisaram a história de 126 mil homens e mulheres durante 20 anos. Constataram que uma xícara diária de café reduz em 22% o risco de desenvolvera doença, três doses diárias eleva essa proteção para 40% e mais de quatro, para 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário